Dúvidas frequentes

 
Verifique aqui respostas para as dúvidas mais frequentes de nossos clientes.

Como fazer a ligação do transformador?


Para fazer a ligação do transformador, garantindo o seu uso correto e a integridade do equipamento, siga as instruções clicando aqui.




Como escolher o grau de proteção IP?


Para escolher um grau de proteção IP, assegurando a integridade e proteção do seu equipamento, verifique as instruções clicando aqui.




Qual o dimensionamento dos cabos para ligação?


Você pode acessar a tabela de dimensionamento de cabos aqui.




Meu transformador está esquentando. É normal?


Os transformadores Rasatronic são fabricados com materiais isolantes de classe F, os quais possuem uma elevação de temperatura de até 105ºC a mais que a temperatura ambiente. Ou seja, se a temperatura ambiente estiver em 40ºC, o transformador poderá aquecer até 145ºC. Já a temperatura máxima que o transformador pode atingir é 155ºC. Para mais informações técnicas, clique aqui.




Qual a corrente que o transformador suporta?


Figura 1: Cálculo da corrente (A) para transformadores monofásicos

Figura 2: Cálculo da corrente (A) para transformadores trifásicos




Transformador isolador ou autotransformador?


O transformador isolador possui a vantagem de reduzir os ruídos, amortecer as distorções harmônicas e isolar eletricamente a rede. Ao mesmo tempo, apresenta menor rendimento e maior queda de tensão em comparação com o autotransformador. Já o autotransformador, por sua vez, possui como vantagens um maior rendimento e menor queda de tensão em comparação com o transformador isolador, além de ser reversível, ou seja, sua entrada pode ser usada como saída, e vice-versa.